Digo isso, porque a denúncia foi feita de forma leviana, num momento equivocado e importante da competição. A denúncia constava que, uma suposta secretária do São Paulo teria ligado para uma secretária da FPF, falando sobre um suposto envelope que deveria ser entregue ao árbitro Wagner Tardelli. O conteúdo do envelope é um mistério: a princípio seriam ingressos para o show da Madonna no Morumbi, depois foi dito que haveria dinheiro no envelope. Bom, como o próprio envelope jamais apareceu, não dá pra saber qual seria seu conteúdo. O problema é que esta denúcia não faz o menor sentido! São vários os pontos a se questionar:
1) Por que o São Paulo, com uma diretoria tão competente e inteligente, elogiada até pelos adversários, faria uma patetice dessas, de tentar subornar um árbitro através de outro órgão, neste caso, a FPF, ao invés de procurar o árbitro diretamente?
2) O show da Madonna será somente no dia 18. Por que a diretoria tricolor iria se expor de forma tão amadora, enviando os supostos ingressos justamente antes da final, se poderia fazer isso nesta semana que estamos, quando o barulho seria bem menor?
3) Ainda que isto seja verdade, del Nero foi precipitado ao fazer a denúncia antes de ter o tal envelope em mãos, o que daria muito mais credibilidade às suas palavras. Por que ele não esperou a chegada do tal envelope?
Deixo claro aqui que não sou nenhum fã do Wagner Tardelli. Na minha opinião ele é um árbitro mediano, que costuma se atrapalhar em alguns lances relativamente fáceis. Mas isso por que ele é ruim, e não desonesto. Afirmar que um árbitro está recebendo propina para alterar resultados de jogos, é uma denúncia séria demais pra ser feita da forma como del Nero procedeu. Pra manchar a reputação de uma pessoa, como ele fez com a reputação pessoal do árbitro Wagner Tardelli, é preciso ter provas físicas inquestionáveis. Agindo desta forma, o cartola pode ter acabado com a carreira do árbitro. Em uma entrevista coletiva, del Nero se justificou dizendo que fez o que achava certo, pelo bem do campeonato. Porém, nesta mesma entrevista, admitiu que a ligação poderia até mesmo ser um trote. Um trote?
Um trote foi o que ele aprontou pra cima do Tardelli, que perdeu uma oportunidade de apitar um jogo muito importante, uma final, e ficou com sua carreira e reputação pessoal manchadas pro resto de sua vida. Uma palhaçada sem tamanho de uma entidade que, na minha opinião, deveria ser extinta. Todas as federações estaduais apenas atrapalham o andamento do futebol no Brasil. Segundo o sensacional blog do Juca Kfouri, o campeonato paulista é "um campeonato que sobrevive apenas para que sobrevivam as inúteis federações estaduais e que sobrevivem apenas para reeleger seus cartolas e o cartolão maior da CBF". Aplausos ao Juca!
Quanto a nós, amantes do futebol, resta apenas ver qual será o sabor da pizza que terminará com este episódio lamentável. Porque, com o Hexa tricolor e Ronaldo no Timão, o pobre Tardelli ficou pra escanteio. E o assunto será esquecido, os culpados sairão ilesos.
Porém, sempre que Wagner Tardelli for escalado para um jogo, o torcedor vai lembrar do episódio. Esta marca ficará pra sempre.
Uma triste realidade no país do futebol e da impunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário