A mídia brasileira está em polvorosa. Não é pra menos. Depois de alardear um retorno aos gramados através do seu amado clube, o Flamengo, Ronaldo fecha contrato com duração de um ano com a equipe do parque São Jorge. A surpresa é tamanha, que o presidente do Flamengo, onde Ronaldo realizou a sua fase final de recuperação do joelho, demorou a acreditar que era verdade. Inclusive, o cartola afirma que o empresário de Ronaldo, Fabiano Farah, chegou até a desmentir a informação para os dirigentes do Fla ao surgirem as primeiras notícias.
Mas o fato é que o "Fenômeno" está no Corinthians. E eu fico me perguntando: será que ele vai realmente ser um reforço para o clube? Ou ele já é um ex-jogador em atividade, e veio apenas alavancar vendas de camisas, e rechear a sua conta pessoal? Sem jogar uma partida oficial desde fevereiro, quando sofreu a ruptura do tendão da rótula do joelho esquerdo, acho pouco provável que o atleta esteja em condições de jogo em 30 dias, como chegou a dizer o Dr. Joaquim Grava, médico do Corinthians. Além disso, os estádios que o jogador ira encontrar aqui no Brasil não são nenhum tapete. Muito pelo contrário! Ronaldo, se tiver condições de jogo, terá que atuar em estádios como Marcelo Stéfani(Bragança Pta.), Jayme Cintra(Jundiaí), Bento de Abreu(Marília), Brinco de Ouro da Princesa(Campinas), e outros em que o estado do gramado é precário. Cheio de buracos e irregularidades.
Porém, a torcida, que não liga para as irregularidades de gramado, parece gostar da idéia, tanto que esgotou as camisas com o nº 9 de Ronaldo na loja do Parque São Jorge. O Corinthians está ganhando muito dinheiro com esta nova aquisição, e ganhará ainda mais. Porém, conforme veiculado pela Gazeta Espotiva, o jogador receberá 20% a mais que o teto da folha conrinthiana, e ainda terá participações nos patrocínios da manga da camisa e dos calções. Ainda não entendi direito quem vai pagar esta conta, mas acredito que o retorno financeiro que a simples presença do jogador no Parque representa deve compensar eventuais perdas com salários.
Torço para que o atleta se recupere, jogue bem e seja muito feliz no seu novo clube. Mas ainda assim, tenho a impressão de que a ida de Ronaldo para o Corinthians é muito mais que a contratação de um jogador por um clube. É um grande golpe de marketing. É a fusão de duas marcas muito poderosas. Marcas que vendem muito e que despertam muita paixão do torcedor. Resta saber se esta fusão dará certo, e quem vai lucrar mais com isto.
Um comentário:
Como corinthiana digo que não me empolguei com a vinda do Ronaldo. Acho que, mesmo tendo capacidade física de jogar bem (o que também não boto muita fé), a mídia vai afundar o pouco de chance que ele ainda tem de brilhar nos campos.
Postar um comentário